Marketing digital: o que é CTA?

Ao se comunicar com seu público, você com certeza tem um objetivo em mente, a forma como espera que ele reaja ao que sua marca está dizendo. E um CTA, do inglês “call to action”, nada mais é do que uma chamada para ação, ou seja, uma frase ou termo que o estimula a realizar a ação esperada.

Além disso, uma vez que as ações pretendidas podem ser as mais variadas possíveis, da compra de um produto a um pedido para compartilhar, por exemplo, os CTAs também podem ser. Continue a leitura e saiba mais, com exemplos.

Afinal, o que é CTA?

CTA é qualquer “frase de ação” que diga ao seu lead o que você quer que ele faça. Sendo assim, ele é uma parte muito importante da estratégia, devendo ser planejado de acordo com seus objetivos.

Dito isso, a chamada para ação tem uma grande importância na jornada do cliente, já que ajuda a conduzi-lo para o próximo nível do funil de vendas, aprofundando o relacionamento com a marca.

Dessa forma, o CTA precisa estar presente em boa parte das mensagens que você passa, como nos e-mails, nas publicações em redes sociais e, principalmente, nos anúncios.

CTA

Quando usar call to action?

Com sua ampla variedade de usos, vale destacar que um call to action pode aparecer em qualquer momento da mensagem, no início, meio ou fim. Embora seu uso mais comum seja no encerramento.

Enquanto no início e no meio ele pode induzir a continuar a leitura para saber mais, por exemplo, no final ele geralmente busca levar o lead além da simples leitura daquela mensagem.

É um elemento para fazer com que a mensagem não se encerre nela mesma, sem nenhuma reação do usuário. Tomando como exemplo as redes sociais, são comuns os convites para ver outros conteúdos, comentar, acessar o site, enviar para os amigos, seguir a página, comprar, entre outros.

20 exemplos de CTA para usar

Agora que você já entendeu o que é CTA e onde pode ser usado, veja alguns exemplos para incluir nas suas mensagens.

1. Acesse agora

2. Continue a leitura e saiba mais

3. Descubra como funciona

4. Clique para comprar

5. Confira também no blog

6. Acesse o site e entenda como funciona

7. Compartilhe com seus amigos

8. Deixe um comentário

9. Baixe agora

10. Inscreva-se grátis

11. Clique aqui e confira

12. Agende uma visita

13. Fale com a gente

14. Aproveite este desconto

15. Cadastre-se para receber as novidades

Além disso, ainda é possível estimular a conversa e a interação de forma indireta. Ou seja, em vez de dar uma ordem, que tal fazer uma pergunta?

16. E aí, o que achou?

17. Você concorda?

18. Qual foi o resultado?

19. Deu vontade de experimentar?

20. Você está pronto?

Enfim, as possibilidades são muitas. Mas a lição que fica é nunca negligenciar o CTA na comunicação da sua marca.

Afinal, tudo que queremos é obter a melhor resposta do seu lead, seja seguindo seus perfis, compartilhando suas publicações ou comprando da sua marca.

Quer descobrir como podemos ajudar sua marca a crescer com essas e outras estratégias de marketing digital? Entre em contato conosco e agende uma conversa.

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Confira outras postagens do nosso blog...